segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Encontro para o Início da Quaresma

Ambientação: Preparar uma ambiente que lembre o deserto (um tempo de reflexão). Colocar obstáculos pela sala com palavras como: INVEJA; PECADO;MEDO;FALSIDADE;MENTIRA;TREVAS;ÓDIO;DESOBEDIÊNCIA;PRECONCEITO; decorar o ambão com a cor litúgica (roxo) uma cruz; e nos pés do ambão palavra como: VIDA; PAZ;ALEGRIA; VERDADE; AMOR; FÉ; SERVIÇO.

Preparar copinhos com areia e uma vela dentro. Deixar nos pés do ambão.

Tecidos para vendar os olhos. Papel em branco recortado em pedaços. 




Texto Bíblico: MC 1,12-15

Objetivo do encontro: levar os catequizandos a experiência de partilha, companheirismo e solidariedade com o grupo da catequese.

Acolhida: Receber os catequizandos com alegria. 

Amigo Orante: Entregar um papel em branco para cada catequizando escrever seu nome e um pedido de oração. Pedir que depositem em um recipiente. Explicar no final. 

Motivação: Relembrar o tempo em que estamos vivendo. TEMPO DA QUARESMA

A Quaresma é um tempo que nos conduz pelos caminhos da oração, da conversão, do jejum e da partilha fraterna rumo à Páscoa. 

Não deixemos de abrir a “porta” do nosso coração! Só um coração forte, pobre e misericordioso, vigilante e generoso que se abre à oração, à conversão e à reconciliação compreende como é importante viver e ser Igreja de portas franqueadas a todos, aberta para a todos receber e por todos rezar, vencendo a indiferença com o amor.» (….) 

Oração inicial : invocamos a presença da SANTÍSSIMA TRINDADE, oração do Espírito Santo

Preparando a leitura da Bíblia: 

ENTRADA DA VELA TEXTO BIBLIO: MC 1,12-15

Convidamos os catequizandos a se colocarem no deserto e vivenciar o que acabamos ouvir.

VIVÊNCIA: Se o número de catequizandos for grande dividir a sala em grupos (para isso será necessário que haja uma pessoa preparada para conduzir o grupo). Vendar os olhos de um catequizando, pedir que ele ande pela sala deixando ser guiado pelos amigos, e quando ele trombar em algum obstáculo perguntar se ele já se deparou com aquela situação na vida real, qual foi a sua atitude para superar, e se ele tivesse ouvido a voz de Deus ? 

Deve durar no máximo 15 minutos para não virar bagunça.

Neste encontro conduzidos pelo Espírito, vamos com Jesus ao deserto. Com Ele, seremos tentados, testados, postos à prova. 

Pontos a serem destacados: O dirigente do grupo deverá ficar atento:

1- Há confiança entre os amigos do grupo? O que esta de olhos vendados se deixa guiar, ou vai andando sozinho?

2- Os amigos que estão guiando são preocupados, cuidadosos, para livrar o amigo dos obstáculos, das tentações?

3- O grupo entendeu a dinâmica?

4- OUVIR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DOS CATEQUIZANDOS

CONCLUINDO: Com espírito contrito e buscando a conversão, devemos abrir nossos corações, com a certeza de que diante das tentações sempre há a opção de se deixar levar pelo Espírito para não se entregar ao pecado.

Cada catequizando é convidado a pegar um copinho, que representa a areia do deserto, momentos que nos sentimos sozinhos, tristes, fracos e iluminar com a Luz de Jesus, iluminar com a nossa vontade de caminharmos juntos em busca de um mundo melhor. POR ISSO VAMOS ASSUMIR UM COMPROMISSO...

COMPROMISSO: Sabemos que Quaresma é um tempo especial de reflexão e oração, pois nos preparamos para a Páscoa. 

Oração significa rezar, se aproximar de Deus. 

Por isso nosso compromisso desta quaresma será uma d uma brincadeira(Amigo Orante) 

Dinâmica: Amigo Orante
A Quaresma é um período bastante oportuno para incentivarmos a prática da oração em nossa catequese. Sugestão para trabalhar a oração mútua entre os catequizandos.

Distribua um pedaço de papel com o nome de todos os participantes, inclusive do(s) catequista(s). Cada um deve escrever no seu respectivo papel, alguma intenção especial para esta Quaresma. Ex: Saúde de alguém, paz no mundo, união na família, etc.

Prepare uma imagem de Jesus crucificado e coloque uma caixinha próximo da imagem. Pedir para todos dobrarem o papel e depositarem seus pedidos aos pés de Jesus. Em seguida, o catequista passa a caixinha para cada um sortear um amigo, lembrando que ninguém pode ficar com seu próprio nome.

Após o sorteio, explicar para as crianças que nós recebemos a importante missão de ajudar Jesus nesta Quaresma. Como Jesus recebe muitos pedidos de oração, ele nomeou cada um de nós para ser anjo na vida de alguém durante esses dias. Todos devem rezar secretamente pela pessoa que sorteou, pedindo a Deus, com muita fé, que atenda a intenção especial do seu amigo. É importante orientar as crianças para manter sigilo e não contar para ninguém o nome do amigo e o pedido dele. Somente você e Jesus podem saber este segredo.

Ao final da Quaresma, o catequista prepara um momento especial para todos revelarem por quem eles rezaram. Neste momento, pode-se fazer uma reflexão sobre a importância de rezarmos uns pelos outros. Pedir para cada catequizando comentar um pouco sobre a sua experiência, perguntar se alguém teve seu pedido atendido e se deseja partilhar com todos... Enfim, é o momento de celebrar e fortalecer ainda mais a união do grupo. Se possível, fazer um cartãozinho para cada um oferecer ao seu amigo orante.


Oração final : PAI NOSSO.....


Encontro realizado pela catequista Rosicler Bote de São José do Rio Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário